CLÁUDIO GELAPE

Clinica de cirurgia cardiovascular

Logo branca

Aprenda e se cuidar da sua saúde cardiovascular

Heart Team: tomadas de decisão na cardiologia

O diagnóstico, a estratificação do risco e o manejo dos pacientes que serão submetidos a cirurgias cardíacas estão cada vez mais complexos para o profissional da saúde. Nesse cenário, a introdução de novas tecnologias, que permitem aos médicos tratar pacientes mais velhos, com doenças e problemas mais graves, é um convite ao diálogo. Dessa forma, o Colégio Americano de Cardiologia e as Diretrizes Europeias recomendam o fórum de discussão Heart Team. Combinando a experiência de clínicos-cardiologistas e de outros especialistas, tais como os cirurgiões cardíacos, hemodinamicistas, anestesistas e outros profissionais da saúde do coração, o fórum tem como objetivo melhorar os processos de tomada de decisão em cardiologia.

É possível perceber que o conceito disseminado pelo Heart Team tem se expandido pelos hospitais mineiros. Nossa equipe foi convidada a participar de discussões em relação a pacientes com problemas valvares complexos, doenças da aorta e coronários, e entrar em consenso para tomar as melhores decisões. Muitas vezes esta é uma tarefa difícil, e deve levar em consideração a experiência da equipe cirúrgica, bem como seus resultados a curto, médio e longo prazo.

Há anos o cuidado multidisciplinar é fundamental para o tratamento de pacientes que serão submetidos a tratamento do câncer. Esse mesmo empenho vem sendo introduzido pelas novas diretrizes na cardiologia. Artigos já demonstram que o Heart Team pode contribuir para melhores indicações cirúrgicas a pacientes com problemas valvares, insuficiência cardíaca e doenças coronarianas. Outro benefício evidente do Heart Team é dar mais segurança aos pacientes e aos próprios profissionais da saúde envolvidos no tratamento: a decisão em conjunto apresenta maior capacidade para estabilizar os riscos e benefícios das diferentes abordagens terapêuticas.

Os doentes colocados diante da necessidade de tomada de decisão devem ser informados sobre as suas opções. Por sua vez, para garantir o direito deles de entender e decidir, os médicos devem oferecer a possibilidade de discussão das vantagens e inconveniências de cada método proposto. Na prática, infelizmente, os pacientes da área cardiovascular nem sempre são informados corretamente, nem são apresentados às diversas alternativas disponíveis (como já acontece, por exemplo, na área da oncologia).

O Heart Team tem se tornado uma ferramenta fundamental no tratamento dos pacientes da área cardiológica, pois sabe-se que a decisão compartilhada melhora a aplicação de recomendações e diminui a variabilidade dos cuidados de saúde, o que leva a uma possibilidade de menos erros. A equipe do Dr. Cláudio Gelape se disponibiliza a realizar fóruns de discussão e tomadas de decisão presencial ou online, e abre este espaço para que os profissionais da saúde enviem suas dúvidas ou casos de pacientes, para que se possa realizar um encontro Heart Team. Vamos?