CLÁUDIO GELAPE

Clinica de cirurgia cardiovascular

Logo branca

Aprenda e se cuidar da sua saúde cardiovascular

Passei por uma cirurgia cardiovascular. E agora?

Retornar às atividades habituais e aos exercícios físicos regulares após uma operação cardiovascular pode ser desafiador para muitas pessoas. Alguns pacientes, normalmente aqueles que não tinham costume de se exercitar antes dos procedimentos, passam por esse processo de recuperação de maneira ainda mais complexa, exigindo além de apoio familiar, acompanhamento fisioterápicoDados revelam ainda que após um procedimento cirúrgico de grande porte, como é a cirurgia cardíaca, muitos pacientes podem desenvolver algum grau de depressão. Essa situação atinge especialmente os pacientes idosos e frágeis, por apresentarem certo grau de isolamento familiar e diminuição nas relações sociais.

Várias pesquisas têm mostrado que as pessoas se lembram pouco das informações recebidas nos consultórios médicos, graças à ansiedade e insegurança quanto aos procedimentos. Por isso nosso objetivo é orientar os pacientes e seus familiares sobre os riscos e benefícios dos procedimentos propostos. Além disso queremos acabar com a incerteza sobre as operações cardíacas e informar com mais eficácia sobre a recuperação pós-operatória. Nosso dever é informar com clareza e apoio familiar.

Recentemente a Sociedade de Cirurgiões Torácicos, uma organização profissional americana, lançou um site (em inglês) que inclui dicas e orientações aos pacientes sobre a recuperação após os procedimentos cardiovasculares. Em nossa clínica também temos o Guia de Orientações, com informações sobre todas as condutas pré e pós-cirurgia cardíaca. Também temos um artigo com algumas dicas sobre esse tema.

Estudos mostram o que mudou na vida dos pacientes após uma cirurgia cardíaca:

Cada um responde de uma maneira à cirurgia, aos medicamentos e à recuperação. Por isso procure sanar suas dúvidas consultando o seu médico. Vale também ler sobre experiências de pessoas que passaram por cirurgias cardíacas e como elas superaram as dificuldades e vivem o seu dia a dia. Quanto mais conhecimentos adquirir sobre sua recuperação, mais facilmente voltará à vida normal.

Lembre-se: um dos pontos fundamentais para um excelente resultado a médio e longo prazo é buscar uma vida mais saudável. Isso significa investir em QUALIDADE DE VIDA, baseada principalmente em bem-estar físico, afetivo e profissional. Você, com certeza, não foi operado para se transformar num “eterno paciente”. Além dos fatores genéticos, a maneira como você vai viver é um fator determinante para estar saudável ou voltar a ficar doente.